O que é furunculose e como pode ser tratada naturalmente

Sabe quando os furúnculos aparecem em várias partes do corpo ou um local específico do corpo, especialmente em locais sensíveis e inesperados da pele? Pois bem, a seguir lhes apresentaremos uma doença que precisa de um cuidado e tratamento especial. A furunculose.

Definição

Furunculose é uma infeção localizada profundamente na pele, que afeta todo um folículo piloso (raiz do pelo) e o tecido subcutâneo adjacente, com inflamação, vermelhidão, concentração de líquido e pus na parte afetada. Em alguns casos pode podem ser identificados multiplex furúnculos juntos.

Esta infeção pode estar constituída por vários furúnculos desenvolvidos em folículos pilosos vizinhos, que ao se juntarem formam um pequeno aglomeramento interno, com multiplex pontos de drenagem ou bocas. Por ser uma afetação infecciosa, o maior desconforto é de dor intenso tanto superficial e muitos casos interno, alcançando os nervos mais sensíveis da pele.

Causas

Poucas vezes se logra detectar uma causa específica. Mas sempre deve-se investigar possíveis doenças como diabetes mellitus, infeção nos rins, anemia e/ou sífilis.

A presença de um furúnculo, não determina a presença de esta doença, pois um só furúnculo pode ser uma infeção cutânea provocada pela picadura de um inseto que no momento da picada transferiu baterias na pele.

Em alguns casos podem aparecer furúnculos como resultado de um pelo encravado na pele. Ainda assim, não é sintoma de furunculose. Lembre que precisam aparecer furúnculos em diferentes partes da pele ao mesmo tempo.

Quando identificada esta doença, não se pode desestimar o diagnóstico de um médico clinico ou um dermatologista, pois em alguns casos é necessária a ingestão ou aplicação de antibióticos que combatam as baterias para não criar uma infeção generalizada no corpo e no sangue.

Tratamento Natural

Cebola

Rica em quercetina e enxofre, é ótima para tratar superficialmente os furúnculos. Corte uma cebola média e esmague-a até fazer uma massa homogênea. Aplique na área afetada com furúnculos e deixe até a massa secar. Depois lave e retire essa massa com bastante água.  Faça isso todos os dias, até que o pus seja expulso totalmente.

Argila

Prepare uma massa de argila e água. Aplique no local afetado e deixe até secar. Logo retire com água.

Lembre que estes tratamentos, só permitem uma melhoria superficial. Pode ser provável que o tratamento em alguns casos mais graves, precise ser acompanhado de antibióticos receitados por um médico ou dermatologista, permitindo o combate interno a doença. Ao mesmo tempo pode aplicar tratamentos naturais para amenizar as afetações externas.